segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Universitários Pelados e o Fait Diver

"Estudantes tiram a roupa contra a corrupção nas Filipinas
14/12/2007 - 11h04
da BBC Brasil


Um grupo de estudantes da Universidade das Filipinas tirou a roupa para protestar contra a corrupção e o corte de orçamento para as universidades públicas.
O ato faz parte de uma cerimônia tradicional conhecida como Corrida da Oblação, numa referência a uma estátua diante do prédio, em Manila, que representa sacrifício e doação pessoal.
Eles ocultam o rosto com uma máscara, mas mostram todo o resto.
O evento é concorrido --cerca de 50 participaram ativamente, e mais de mil apareceram para olhar.
"Esta estudante disse que a corrida demonstra a liberdade de expressão que caracteriza a instituição", disse a estudante Tanya Campos.
A Universidade das Filipinas ficou conhecida pela intensa militância de seus estudantes na década de 70, durante um período de lei marcial no país.
Em tempos de democracia, o protestos acontecem num clima mais descontraído."


--

Conceito estudado nas faculdades de comunicação social, derivado do francês faits divers que, traduzido, significa "fatos diversos", que não podem ser encaixados em uma única categoria. Ele está presente em muitas matérias de jornal, revistas, telejornais e, principalmente em notícias de internet, que contam com colaborações que não são de jornalistas.

Dá pra rir um pouco, falar um monte de merda e seguir pra próxima leitura, sem ficar no clichê brasileiro de "corrupção/violência/desastres". Um programão de férias.

Pardon pela explicação nerd. Dê a descarga, por gentileza.

3 comentários:

Denis Kei disse...

Olha...
seria legal organizar algo assim na minha faculdade..
ou melhor, convencer o reitor de que as aulas deveriam ser ministradas desse maneira...com todo mundo peladão.. (a quantidade de mulher bonita na minha facul eh incalculável)
férias? pra que férias? xD

Pedro Zambarda disse...

Estágio fode férias =D

Emprego fode a vida!

Anônimo disse...

Quando faremos algo assim?