segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Contra o que se pensa sobre fãs de Heavy Metal

Habitualmente, se você perguntar para um jovem, ou o tiozão mesmo, sobre os gostos de heavy metal e ele for fã, ele vai citar uma infinidade de bandas, algumas que não tem absolutamente nenhuma diferença da outra. Agora, se você perguntar para o mesmo fã desse estilo músicas fora do rock, ele vai se sentir ofendido e dizer que o rock pesado não precisa de "acompanhamentos".

Então, para contestar essa generalização, vejamos alguns trechos de uma matéria publicada na Whiplash, site famoso de cobertura de eventos dentro desse gênero de música mais fechado.

Matéria na íntegra:
Aqui

"Quem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?
Por
Thiago (El Cid) Cardim Publicado em 16/12/07

Por algum motivo tornou-se padrão, principalmente entre os headbangers mais jovens, uma postura absolutamente xiita com relação ao que toca no seu CD player (ou iPod, ou quem sabe vitrola para os mais velhos...). Para que você seja considerado um verdadeiro fã de heavy metal, não pode ouvir nada que seja diferente do universo do rock pesado. O máximo permitido, mais ou menos fora deste espectro, são pilares do rock clássico como
DEEP PURPLE e Led Zeppelin. Será que uma coisa invalida a outra, afinal? Será que você pode ser considerado um “pecador” e/ou “traidor do movimento” caso resolva, depois do Grave Digger, colocar um Paulinho da Viola pra soar aos seus ouvidos?

--

Muitos fãs e integrantes da cena heavy metal têm gostos musicais extremamente fartos e variados, conversei com músicos, produtores, jornalistas especializados e toda uma galera de mente aberta, propus uma micro-pesquisa cujos resultados exponho abaixo. A pergunta era simples: “Que bandas/artistas você costuma ouvir com freqüência e que não podem ser enquadrados nos gêneros hard rock – heavy metal – rock pesado – rock clássico?”.

--

Andre Matos, 35 anos, ex-vocalista do Viper,
ANGRA e Shaman
Minha maior influência, ao lado do rock pesado, é sem dúvida a música clássica. Esta foi a profissão na qual me formei, e desde muito cedo tive contato com esse estilo. Tenho alguns compositores favoritos, mas na verdade gosto mesmo é de escutar música clássica de todas as épocas, desde a medieval até as mais contemporâneas. Também curto trilhas para cinema e composições para orquestra em geral. Fora isso, existem outras bandas e artistas que não saem da minha coleção, entre eles: Kate Bush, Tori Amos, Peter Gabriel, Sting... Por incrível que pareça, sempre gostei da banda norueguesa A-ha - apesar dos rótulos, acho que tanto as composições quanto o vocalista estão acima da média. O
U2 também sempre foi uma banda que me chamou muita atenção, por todo o seu profissionalismo. Uma indicação atual? A banda inglesa chamada Muse - eles conseguem, como ninguém, misturar o clássico ao rock com muita originalidade.

Aquiles Priester, 36 anos, produtor e baterista do Angra
Dave Matthews Band, Spiro Gyra, Dave Grusin, Inocentes, Música Instrumental em geral.


João Paulo Andrade, 34 anos, Webmaster do Whiplash!
Já fui radical, mas com a idade ficaram para trás a maior parte dos preconceitos, o pretenso bom-senso musical, e também a vontade de parecer bonzão dizendo que só ouvia som porrada. Além de clássicos da música internacional de que pouca gente fala mal (como blues), e clássicos da MPB de que pouca gente fala mal (como Chico Buarque, Vinícius e afins), ouço muita merda. MERDA, MESMO! @:) De nacional, brega clássico (Só o de raiz! Sou radical neste sentido! Coisas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano! Nada de Bruno & Marrone!). De internacional, tenho um estranho gosto por Disco Music e afins (Gloria Gaynor, Ottawan, KC & The Sunshine Band, Village People, Chic), o que, sei, vai fazer os trues de plantão me acusarem não apenas de "traidor do movimento" como também de homossexual. @:) Gosto muito e coleciono hits radiofônicos (nacionais e internacionais), seja de quais forem os gêneros e épocas. "- JP, você tem aquela música famosa, (insira aqui a sua música ruim favorita)?" Tenho! Madonna (só a primeira fase)? Sim! Michael Jackson (só a primeira fase)? Sim! Ursinho Blau-Blau? Sim! ... e de outros milhares de artistas famosos considerados ruins (e boa parte deles ruim, de verdade). Ah! Tenho uma boa coleção de samba, com predileção pela obra de Cartola, mas também com coisas um pouco mais estranhas como Clementina de Jesus. Também coleciono trilhas sonoras de filmes e covers estranhos. @:)


Paulo Almeida, 38 anos, guitarrista do Fates Prophecy
Minha formação musical é basicamente dentro do rock, comecei muito criança ouvindo Beatles, The Who, etc até chegar no heavy metal... mas gosto de alguma coisa de música clássica e também muitas bandas mais pop como Duran Duran, Tears For Fears, Madona, The Cure, até Michael Jackson e Ricky Martin! Acredito que a música sendo boa, feita realmente com honestidade e interpretada por bons músicos é o que realmente importa."


É rapaz.

Os músicos, e alguns ouvintes, se revelam!

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu objetivo é o contrário. Ser um cara aparentemente eclético que na verdade é um headbanger xiita.

Ou não.

Não mesmo, na verdade. =x