quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Efeito "Xuxa" ou dois ETs de um mesmo planeta


Fiz uma reflexão nesses dias. Um verdadeiro "Tratado de Tordesilhas" da inutilidade, uma orgia absurda para abstrair meu cérebro antes que ele se liquefaça nessa realidade fanfarrona. Divide várias coisas e permanece com os fatores em conjunto, já que a ordem das carroças não altera o viaduto.

Todas as manhãs, a apresentadora Xuxa Meneghel apresenta um programa matutino que, seguindo a teoria de adaptar sua linguagem aos pequenos, abarca a mentalidade de toda uma infância feliz, que segue as boas maneiras, não é? Falso. O mesmo se aplica aos outros programas infantis. Faustão exibe seu programa domingueiro, que possui picos de Ibope principalmente pelos brasileiros estarem confortavelmente em suas casas. Com uma linguagem bem acessível, ele permanece sendo um dos programas mais assistidos, mesmo com o aumento de assinaturas de TV à Cabo ano a ano. Por trás de todo esse processo de ligar a televisão e ver o Faustão berrar "ôloco" tem uma justificativa plena e satisfatória, não é mesmo? ERRADO, falso, fanfarrão, sem noção! Não, não há uma resposta que sirva para essas perguntas corriqueiras.

O mesmo processo verificado nos programas da Xuxa e do Faustão é atestado no trânsito da marginal do Rio Tietê, em São Paulo, ao meio-dia. Numa avenida que, segundo as legislações de trânsito, é via de tráfego rápido, observa-se lesmas em movimento, dentro de caixotes denominados carros. É, senhores, estamos diante do efeito "Xuxa", da propaganda que não corresponde ao produto ou, para ser mais sintético, aos seres humanos.

Faça você o teste, planeje algo até as minúncias e tenha certeza que não vai falhar. Colocado em prática, falha. "Poucas coisas dão certo", diria um ditado popular. No entanto, tem outro que relata bem melhor esses acontecimentos: "tudo tende à incoerência".

Essa incoerência está presente tanto nos fãs do Tiririca, que o admiram, mas jamais agiriam como ele, em geral, até as manias sexuais bizarras da Cicarelli, que ninguém admira, embora goste dos peitos e o resto. Veja o palco do programa do Gugu aos domingos, sempre cheio, sempre repleto de gente berrando seu nome. Agora peça para cantarem sobre o pintinho amarelhinho, especificamente os homens.

Nessa salada mista está a teoria do estranhamento de uns existencialistas do começo do século XX. Enquanto me espelho neles para entender os programas de televisão, o trânsito de sampa e os problemas pessoais, vemos que nesse universo Silvio Santos talvez seja um "santo". Motivo? Nunca foi a hegemonia televisiva e sempre perguntou o que você quer. Se fosse a maior emissora de televisão, sempre teria oposição, porque criticar é divertido, orgásmico.

Pois é, Silvio talvez seja o menos ET desse planeta repleto deles.

Então, "quem quer dinheirôoooo? Ma OE!"

6 comentários:

Anônimo disse...

Protesto! Não foi uma contra-filosofia...

Bem, quanto ao trânsito na marginal, isso se chama... Falta de logística, excesso de carros e, por fim, falta de mente às pessoas.

É muito mais confortável comprar um carro do que exigir transporte público de qualidade. É até justo ter-se um carro... Mas há de se convir que usar carro pra ir comprar pão é algo (corriqueiríssimo) e a apoteose do sedentarismo.

As pessoas acham que o carro é seu falo e com ele poderão fazer tudo... É um problema criado por uma cultura 'apaixonada por carro como TODO BRASILEIRO'.

Pedro Zambarda disse...

contra-filosofar é chamar Silvio de Santo =D

Denis Kei disse...

Huahuahua
"tudo tende à incoerência",
inclusive a teoria do Pedro rs
não só à incoerência, mas tbm à divergência..
essa me deixou até tonto!
*imaginando a lesma do Silvio Santos dirigindo seu carro na marginal, pois esta indo buscar pão* x_x

Anônimo disse...

o tex to é bom mas, só pra vairar, eu tô confusa!

:)

sami disse...

a propaganda não foi feita para funcionar, de qualquer maneira. É sempre um teste bem sucedido da inteligencia do nosso (amado) povo tupiniquim e, enquanto eu sou a cobaia, continuo cultuando o Santo Silvio, sim =)

timing perfeito pedro, adoro essas ligações absurdas que vc faz ter coerencia.

Anônimo disse...

*tonto*

kei non viaja, se axa q o SILVIO dirige o carro dele? XD